Pular para o conteúdo principal

Candidíase bucal

Candidíase bucal é uma das infecções fúngicas mais comuns na cavidade bucal. Geralmente é observada em pacientes imunodeprimidos, que se submeteram a antibioticoterapia, portadores de próteses totais, ou em pacientes que fazem uso de medicamentos que induzem à xerostomia (sensação de "boca seca").

No caso dos pacientes que fazem uso de prótese total e possuem candidíase, observamos uma lesão geralmente na área chapeável da prótese, a qual acomete cerca de 65% de usuários de próteses totais superiores. Como mostra a foto abaixo:

                                                  Fonte: http://www.lookfordiagnosis.com


Dúvidas frequentes:

Pacientes com candidíase na cavidade bucal sentem dor?
Geralmente é assintomática, mas pode apresentar sintomatologia, como dor, halitose, queimação e prurido.

O quê ocasiona esta infecção?
Esta infecção fúngica pode estar associada à alergia ao monômero residual da prótese, placa microbiana, uso contínuo da prótese, trauma, hipossalivação e infecção pela Candida Albicans, a qual se adere à superfície da prótese.

Quais são os sinais clínicos?
Alteração de cor e textura da mucosa associada à sintomatologia. Para um diagnóstico preciso, pode ser realizado, além das observações clínicas, a citopatologia (citologia esfoliativa).

Qual é a forma de tratamento?
O tratamento é realizado através de antifúngicos, em forma de gel, cápsulas ou comprimidos.

Fonte: Scalercio M; et al. Estomatite protética versus candidíase: diagnóstico e tratamento. RGO, Porto Alegre, v.55, n.4, p.395-398, out./dez. 2007.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Braquetes Autoligados

A partir de 1980, surge o primeiro braquete autoligado interativo, no qual ocorreria redução de atrito entre o braquete e o arco ortodôntico. A maior evolução ocorreu a partir do ano 2000, com o aparecimento de vários modelos de aparelhos que diminuem o atrito durante a biomecânica ortodôntica. Simplificando, os bráquetes autoligados não precisam de ligaduras elásticas para fixar o arco.  O bráquete possui um clipe em cromo-cobalto que corrige automaticamente as rotações e apresenta um sistema de travamento a fim de evitar que o clipe se solte durante os movimentos de abertura e fechamento. Macro modelo de um bráquete autoligado e tamanho real dos bráquetes autoligados. Comparação de um bráquete autoligado (azul) com um báquete convencional (cinza). Devido ao menor atrito (por não haver ligaduras elásticas para segurar o arco) e ao processo de autocinese (forças musculares proporcionando equilíbrio no posicionamento dos dentes) o tratamento ortodôntico é mais r

Como fazer a higienização de Próteses Fixas ou de uma Prótese Total ("Dentadura")?

PRÓTESES FIXAS O paciente que usa prótese fixa, ou prótese fixa adesiva, por exemplo, fica impossibilitado de usar  fio dental normalmente, devido a união dos dentes. Devido a isto deve-se fazer a utilização de outros recursos, como escovas interdentais, passador de fio plástico, fio dental com extremidade rígida, como sugerem as fotos a seguir: Exemplos de escovas interdentais e sua utilização: Fonte: http://www.edel-white.com/new/index.php?id=26 Fonte: http://www.dicasodonto.com.br/2012/03/28/as-escovas-interdentais/ Fonte:http://www.portaldoenvelhecimento.org.br/odonto/odonto58.htm Fonte:http://www.drchaim.com.br/site/2012/02/escovas-interdentais-uma-opcao-para-a-limpeza-interdental/ Fonte:http://www.youtube.com/watch?v=v3X0cZm7U6A Exemplos de passadores de fios plásticos e sua utilização: Fonte:htt p://www.portaldoenvelhecimento.org.br/odonto/odonto58.htm Fonte:http://www.waltercamaralins.com.br/h