Pular para o conteúdo principal

ADULTOS PODEM SE BENEFICIAR COM O FLÚOR

Pesquisas recentes mostram que todos podem se beneficiar com o uso de flúor. Especialistas costumavam achar que o flúor funcionava principalmente por fortalecer os dentes enquanto esses estavam ainda em desenvolvimento. Isso significava que as crianças eram o foco dos esforços de fluoretação. Hoje, estudos mostram que o flúor tópico - aquele presente em cremes dentais, enxaguatórios bucais e tratamentos com flúor - ajuda a prevenir o aparecimento de cáries em pessoas de todas as idades.

Como posso saber se preciso de tratamento especial com flúor?
Se a água que você bebe é fluoretada, então a escovação regular com creme dental com flúor é considerada suficiente para a maioria dos adultos com dentes saudáveis. 60% dos municípios do Brasil adicionam flúor na água de abastecimento para ajudar a reduzir a cárie dental. Você pode descobrir se a água da sua cidade é fluoretada ligando para a companhia de abastecimento ou mandando analisar a água, caso ela seja proveniente de uma fonte particular.
Pessoas que bebem água mineral, e aquelas com as seguintes condições, devem conversar com o dentista sobre tratamentos especiais com flúor:
Se você estiver tomando medicamentos que provoquem boca seca ou tem uma doença que cause boca seca. Sem saliva para neutralizar os ácidos na sua boca e remover partículas de alimentos, você fica mais suscetível à cárie dental.
Se suas gengivas retraíram ou se descolaram dos dentes. Isso cria mais espaço para as bactérias se alojarem e facilita o surgimento da cárie dental.
Se você usa aparelho ortodôntico. Os aparelhos ortodônticos aprisionam grande quantidade de bactérias que podem levar à cárie.
Se você fez radioterapia na cabeça ou pescoço. A radiação prejudica as glândulas salivares, causando boca seca.

Quais são os diferentes tipos de tratamento com flúor?
Você pode se submeter a tratamento com flúor no consultório do dentista. No tratamento feito no consultório, o dentista seca sua boca e aplica uma solução, espuma ou verniz. Alguns dentistas colocam um gel ou espuma dentro de uma moldeira que você utiliza por alguns minutos. Pede-se que você não coma nem beba nada e evite fumar por 30 minutos após a aplicação.
Independentemente do risco, todos adultos devem usar creme dental com flúor, que teve sua eficácia comprovada na prevenção da cárie dental.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Candidíase bucal

Candidíase bucal é uma das infecções fúngicas mais comuns na cavidade bucal. Geralmente é observada em pacientes imunodeprimidos, que se submeteram a antibioticoterapia, portadores de próteses totais, ou em pacientes que fazem uso de medicamentos que induzem à xerostomia (sensação de "boca seca"). No caso dos pacientes que fazem uso de prótese total e possuem candidíase, observamos uma lesão geralmente na área chapeável da prótese, a qual acomete cerca de 65% de usuários de próteses totais superiores. Como mostra a foto abaixo:                                                   Fonte: http://www.lookfordiagnosis.com Dúvidas frequentes: Pacientes com candidíase na cavidade bucal sentem dor? Geralmente é assintomática, mas pode apresentar sintomatologia, como dor, halitose, queimação e prurido. O quê ocasiona esta infecção? Esta infecção fúngica pode estar associada à alergia ao monômero residual da prótese, placa microbiana, uso contínuo da prótese,

Braquetes Autoligados

A partir de 1980, surge o primeiro braquete autoligado interativo, no qual ocorreria redução de atrito entre o braquete e o arco ortodôntico. A maior evolução ocorreu a partir do ano 2000, com o aparecimento de vários modelos de aparelhos que diminuem o atrito durante a biomecânica ortodôntica. Simplificando, os bráquetes autoligados não precisam de ligaduras elásticas para fixar o arco.  O bráquete possui um clipe em cromo-cobalto que corrige automaticamente as rotações e apresenta um sistema de travamento a fim de evitar que o clipe se solte durante os movimentos de abertura e fechamento. Macro modelo de um bráquete autoligado e tamanho real dos bráquetes autoligados. Comparação de um bráquete autoligado (azul) com um báquete convencional (cinza). Devido ao menor atrito (por não haver ligaduras elásticas para segurar o arco) e ao processo de autocinese (forças musculares proporcionando equilíbrio no posicionamento dos dentes) o tratamento ortodôntico é mais r

Como fazer a higienização de Próteses Fixas ou de uma Prótese Total ("Dentadura")?

PRÓTESES FIXAS O paciente que usa prótese fixa, ou prótese fixa adesiva, por exemplo, fica impossibilitado de usar  fio dental normalmente, devido a união dos dentes. Devido a isto deve-se fazer a utilização de outros recursos, como escovas interdentais, passador de fio plástico, fio dental com extremidade rígida, como sugerem as fotos a seguir: Exemplos de escovas interdentais e sua utilização: Fonte: http://www.edel-white.com/new/index.php?id=26 Fonte: http://www.dicasodonto.com.br/2012/03/28/as-escovas-interdentais/ Fonte:http://www.portaldoenvelhecimento.org.br/odonto/odonto58.htm Fonte:http://www.drchaim.com.br/site/2012/02/escovas-interdentais-uma-opcao-para-a-limpeza-interdental/ Fonte:http://www.youtube.com/watch?v=v3X0cZm7U6A Exemplos de passadores de fios plásticos e sua utilização: Fonte:htt p://www.portaldoenvelhecimento.org.br/odonto/odonto58.htm Fonte:http://www.waltercamaralins.com.br/h