Pular para o conteúdo principal

Como fazer a higienização de Próteses Fixas ou de uma Prótese Total ("Dentadura")?

PRÓTESES FIXAS


O paciente que usa prótese fixa, ou prótese fixa adesiva, por exemplo, fica impossibilitado de usar  fio dental normalmente, devido a união dos dentes. Devido a isto deve-se fazer a utilização de outros recursos, como escovas interdentais, passador de fio plástico, fio dental com extremidade rígida, como sugerem as fotos a seguir:

Exemplos de escovas interdentais e sua utilização:



Fonte:http://www.drchaim.com.br/site/2012/02/escovas-interdentais-uma-opcao-para-a-limpeza-interdental/





Exemplos de passadores de fios plásticos e sua utilização:

Fonte:http://www.portaldoenvelhecimento.org.br/odonto/odonto58.htm



Fonte:http://www.waltercamaralins.com.br/higiene3wcl.htm

Fonte:http://www.waltercamaralins.com.br/higiene3wcl.htm


Exemplo de fio dental com extremidade rígida:

Especialmente desenvolvido para remoção eficaz da placa bacteriana em pessoas com aparelhos ortodônticos, coroas, pontes ou implantes.
É composto por 3 partes:

• Extremidade rígida: permite sua inserção sob aparelhos ortodônticos, pontes e espaços interproximais estreitos.
• Rede de fibras esponjosas: limpa eficazmente as superfícies interproximais

• Fio Dental Regular: para limpeza entre os dentes e linha das gengivas.


Próteses Totais- "Dentaduras"

Existem várias recomendações de higiene bucal para os pacientes que usam próteses totais, porém as dúvidas frequentemente observadas clinicamente, são: 

-Deve-se tirar ou não a prótese para dormir?
-Qual produto é o mais indicado para higienizá-las?etc...

Irei passar algumas dicas importantes:

-O ideal é que se remova a "dentadura" para dormir sim, visando evitar o aparecimento de fungos (como candidíase, por exemplo). Pode-se deixar em um copo com água, já que o permanecimento desta em ambiente seco, pode alterar sua estrutura.
-Não lavá-las com água quente ou fervendo, isto certamente irá alterar a estrutura da prótese.
-Pode-se usar sabão neutro glicerinado para lavá-las, ou então pastilhas efervescentes próprias para "dentaduras", não usar substâncias abrasivas, como por exemplo, pastas de dente com bicarbonato, isto provavelmente proporcionará danos à sua prótese.
-Sempre escove sua prótese após a refeição! Isto evitará bactérias e mau cheiro!
-Cuide ao lavar suas "dentaduras", já que elas podem fraturar em caso de quedas.
-Para estimular a circulação de seus tecidos e ajudar a remover a placa bacteriana, escove suas gengivas, língua e palato ("céu da boca") todas as manhãs antes de colocar a prótese. Sempre observe sua língua, gengiva e bochechas, caso encontre lesões que não cicatrizaram em 15 dias, procure seu dentista.








Escova ideal para limpeza de "dentaduras".





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Candidíase bucal

Candidíase bucal é uma das infecções fúngicas mais comuns na cavidade bucal. Geralmente é observada em pacientes imunodeprimidos, que se submeteram a antibioticoterapia, portadores de próteses totais, ou em pacientes que fazem uso de medicamentos que induzem à xerostomia (sensação de "boca seca"). No caso dos pacientes que fazem uso de prótese total e possuem candidíase, observamos uma lesão geralmente na área chapeável da prótese, a qual acomete cerca de 65% de usuários de próteses totais superiores. Como mostra a foto abaixo:                                                   Fonte: http://www.lookfordiagnosis.com Dúvidas frequentes: Pacientes com candidíase na cavidade bucal sentem dor? Geralmente é assintomática, mas pode apresentar sintomatologia, como dor, halitose, queimação e prurido. O quê ocasiona esta infecção? Esta infecção fúngica pode estar associada à alergia ao monômero residual da prótese, placa microbiana, uso contínuo da prótese,

Braquetes Autoligados

A partir de 1980, surge o primeiro braquete autoligado interativo, no qual ocorreria redução de atrito entre o braquete e o arco ortodôntico. A maior evolução ocorreu a partir do ano 2000, com o aparecimento de vários modelos de aparelhos que diminuem o atrito durante a biomecânica ortodôntica. Simplificando, os bráquetes autoligados não precisam de ligaduras elásticas para fixar o arco.  O bráquete possui um clipe em cromo-cobalto que corrige automaticamente as rotações e apresenta um sistema de travamento a fim de evitar que o clipe se solte durante os movimentos de abertura e fechamento. Macro modelo de um bráquete autoligado e tamanho real dos bráquetes autoligados. Comparação de um bráquete autoligado (azul) com um báquete convencional (cinza). Devido ao menor atrito (por não haver ligaduras elásticas para segurar o arco) e ao processo de autocinese (forças musculares proporcionando equilíbrio no posicionamento dos dentes) o tratamento ortodôntico é mais r